quinta-feira, 30 de abril de 2009

Janis Joplin "Pearl"


Janis nasceu na cidade de Port Arthur, Texas, nos Estados Unidos, em uma família humilde e conservadora que não aceitava facilmente o caminho que ela havia escolhido. Ela cresceu ouvindo músicos de blues, tais como Bessie Smith e Big Mama Thornton e cantando no côro local. Já na adolescência cantava blues e folk inpirada por Bessie Smith, entre outras cantoras. Na cidade de Austin, foi onde começou a cantar blues e folk com amigos. Janis Joplin foi muito mais do que a única branca a alcançar reconhecimento interpretando blues (reduto de músicos negros, principalmente quando consideradas artistas do sexo feminino), foi também cantora de rock, dona de uma voz incomparável, e capaz de imprimir às músicas que cantava uma marca inconfundível de interpretação e sensualidade.

Cultivando uma atitude rebelde, Joplin se vestia como os poetas da geração beat, mudou-se do Texas para San Francisco em 1963, morou em North Beach, e trabalhou como cantora folk. Por volta desta época seu uso de drogas começou a aumentar, incluindo a heroína. Janis sempre bebeu muito em toda a sua carreira, e sua preferida era a bebida Southern Comfort. O uso de drogas chegou a ser mais importante para ela do que cantar, e chegou a arruinar sua saúde.


Janis Joplin esteve no Brasil em fevereiro de 1970, na tentativa de se livrar do vício da heroína. Durante a sua estada, fez topless em Copacabana, bebeu muito, cantou em um bordel, foi expulsa do Hotel Copacabana Palace por nadar nua na piscina e quase foi presa, pelas suas atitudes na praia, consideradas "fora do normal".
Como era época de carnaval, tentou participar de um desfile de escola de samba, porém teve acesso negado por um segurança que desconfiou de sua vestimenta hippie. Especula-se que, antes de voltar para os Estados Unidos, teve uma breve relação amorosa com o roqueiro brasileiro Serguei.
Joplin abandonou a banda Big Brother em busca de mais liberdade de decisão nos rumos que sua carreira começou a formar a sua própria, The Kozmic Blues Band. Em busca da sonoridade mais simples e eficiente Joplin reformou sua banda com o novo nome de Full Tilt Boogie Band. As mudanças no estilo foram imensas e para melhor, com uma sonoridade que destacava seu vocal que havia se desenvolvido sensivelmente.
Janis Joplin morreu em 4 de outubro de 1970, em Los Angeles, Califórnia, com apenas 27 anos. Em meio às gravações do álbum Pearl, vítima de overdose de heroína e álcool, ainda com as marcas de agulhas nos braços. Foi cremada no cemitério-parque memorial de Westwood Village, em Westwood, Califórnia, e numa cerimônia, suas cinzas foram espalhadas pelo Oceano Pacífico.
O álbum Pearl foi lançado 6 meses após sua morte, o álbum foi lançado com as faixas para as quais ela já havia gravado os vocais. Ela hoje é lembrada por sua voz forte e marcante, bastante distante das influências folk mais comuns em sua época, e também pelos temas de dor e perda que escolhia para suas músicas.. Ironicamente a música Mee and Bob McGee foi o maior sucesso de sua carreira, dois meses após a sua morte. O filme The Rose, com Bette Midler no papel de Janis Joplin, baseou-se em sua vida.

O Testamento deixado por Janis;
A Certidão de Óbito;
A Autópsia.



"Posso não durar tanto quanto as outras cantoras, mas sei que posso destruir-me agora se me preocupar demais com o amanhã." Janis Joplin*

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escreve-me! Ainda que seja só
Uma palavra, uma palavra apenas,
Suave como o teu nome e casta
Como um perfume casto d’açucenas!

Florbela Espanca